Crítica: Cara Gente Branca (Dear White People)

maio 17, 2017


Sinopse: Um grupo de estudantes que enfrenta racismo estrutural de uma universidade americana elitista, ou seja: majoritariamente frequentada por pessoas brancas. A narrativa se desenvolve após uma festa chamada "Cara gente preta" em que os estudantes da universidade são todos convidados a se "fantasiarem" de negros (personalidades negras) e a famosa e a polêmica blackface é usada á exaustão.


A série Cara Gente Branca é baseada no longa-metragem produzido em 2014 que nem chegou ao Brasil, e é divida em 10 episódios com 30 minutos cada. A história se desenrola em uma universidade dos Estados Unidos chamada Winchester, onde a maioria dos alunos são brancos e a minoria negra sofre preconceito.

 Em resposta ao Pastiche, Samantha White cria o programa de rádio que dá nome a série, falando de forma mais dura sobre o racismo que ocorre na universidade e que a maioria finge não ver. Apesar de tratar sobre assuntos muito sérios, a série se trata de uma comédia.
A sequência de fatos é consequência de uma festa de Halloween, onde os alunos brancos praticam Black Face (quando pessoas brancas reproduzem, de maneira estereotipada, as características de pessoas negras), onde os alunos negros se reúnem para acabar com a palhaçada toda.


Em Cara Gente Branca, vemos o racismo contato do ponto de vista de cinco personagens: Samantha, Coco, Troy, Riggie, Lionel, e de quebra o namorado branco de Samantha, que acaba gerando um problema entre os amigos da mesma. 

Eu particularmente amei o figurino e a trilha sonora, transparece a personalidade de cada personagem, e vem na medida certa. O narrador aparece apenas no início de cada episódio, fazendo sempre de uma forma em humorada o resumo do quem a seguir. 

Uma coisa muito importante que Cara Gente Branca mostra, é que não existe racismo-reverso, nós brancos, nunca vamos entender como é sofrer racismo, os apelidos, as brincadeiras, são recebidos de uma forma diferente e pelo que sei, nenhum branco teve depressão, foi excluído de uma turma, só pelo fato de ser branco.



Cara Gente Branca gerou muita polêmica por conta disso, e muita gente nem assistiu e crítica só pelo trailer. E você, o que acha dessa série? Comente aqui no Nuvem Escurecida!

Você pode gostar também

1 comentários

Pinterest

Facebook